PROTESTO

Parlamentares do PT e lideranças

sociais fazem jejum contra a Reforma da

Previdência

Raquel Wunsch

Raquel Wunsch

Com uma temperatura próxima a 35 graus, parlamentares do PT e representantes dos movimentos sociais e sindical iniciaram na manhã desta quarta-feira (13), um jejum contra a Reforma da Previdência proposta por Michel Temer. O ato ocorreu na Esplanada da Assembleia Legislativa e contou, ainda, com a presença do presidente do parlamento gaúcho, deputado Edegar Pretto (PT), de sindicalistas, lideranças políticas, religiosas e dos movimentos sociais.

Assim como em Porto Alegre, o jejum mobiliza outros estados brasileiros - Santa Catarina, Bahia, Sergipe e no Distrito Federal, em Brasília. Na capital federal, no prédio da Câmara dos Deputados, a manifestação já completa nove dias e conta com a participação do ex-deputado gaúcho e religioso, Frei Sérgio Görgen. Na Assembleia gaúcha, a líder da bancada petista, deputada Stela Farias e os deputados Jeferson Fernandes, Nelsinho Metalúrgico e Tarcísio Zimmermann, todos do PT, integrarão o protesto, após a sessão plenária desta quarta-feira. Stela antecipou que vai pernoitar no Legislativo junto com os demais manifestantes – lideranças do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Movimento dos Sem Terra, do Levante Popular da Juventude, da Federação dos Trabalhadores da Alimentação e lideranças sindicais, entre elas, o presidente da CUT, Claudir Néspolo.

Os parlamentares petistas devem fazer um revezamento com os demais colegas da Bancada enquanto o protesto durar. Conforme a equipe médica que acompanhará todos os manifestantes durante o jejum, eles não vão ingerir nada sólido, somente poderão tomar água e soro, se necessário. O jejum permanecerá pelo tempo que Temer insistir em aprovar no Congresso Nacional a proposta da Reforma da Previdência.

A iniciativa no Rio Grande do Sul integra um movimento nacional iniciado há nove dias, em Brasília, quando integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) começaram uma greve de fome. Ao prestar solidariedade aos manifestantes em jejum, o presidente da ALRS, Edegar Pretto lembrou que nenhuma liderança política tem o direito de ficar parada e não se manifestar. “Ou se está ao lado dos trabalhadores/as ou se está contra”, afirmou o presidente em referência à proposta de Reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional encaminhada por Temer. Pretto afirmou que o jejum é para reafirmar que os gaúchos e as gaúchas estão na defesa do povo e que é preciso dar voz contra a essa reforma caracterizada por ele como covarde. Acentuou que, “se fosse uma reforma justa, cobrariam os grandes devedores e não os mais fracos”.

Ao se manifestar em nome da Bancada do PT, o deputado Tortelli disse que o momento era mais um ato de resistência contra o Golpe de 2016 e, no Rio Grande do Sul, a maioria dos deputados federais vota contra essa proposta de Reforma da Previdência porque houve uma forte mobilização dos movimentos sociais, sindicais e políticos. De acordo com ele, a mobilização contrária a essa reforma chegou até ao parlamento gaúcho, “tanto que nenhum parlamentar ousou defender essa proposta. Eles se esconderam e não tiveram coragem de fazer a defesa desse projeto que faz mal ao povo brasileiro”.

No início do jejum estiveram presentes o ex-ministro da Previdência no Governo Dilma, Miguel Rossetto; os deputados Altemir Tortelli, Adão Villaverde, Nelsinho Metalúrgico, Zé Nunes e Tarcísio Zimmermann, a deputada Stela Farias, todos do Partido dos Trabalhadores; a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB); a presidente do CPERS-Sindicato, Helenir Schurer, o Bispo Adilson Pedro Busin (Igreja Católica); Dom Humberto Gonçalves (igreja Anglicana); e lideranças da Via Campesina e do MPA.

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956)

 

 

Publicado em 13/12/2017 às 16:24

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956)

BANCADA / edegarpretto / jeferson / nelsinho / stela / tarcisio / tortelli / villaverde / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada