CONTA DE LUZ

Reajuste de 29% na tarifa de energia da

CEEE em debate na Assembleia

Por sugestão do deputado estadual Tarcísio Zimmermann (PT), a Comissão de Assuntos Municipais realiza amanhã, dia 19, às 9h30, audiência pública no Plenarinho para debater o reajuste tarifário de 29% para residências e de 34% para indústrias proposto pela direção da CEEE, bem como os motivos de não ter sido autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A proposta de elevação da tarifa foi encaminhada em novembro, mas foi rejeitada porque a Companhia está inadimplente com o pagamento de encargos do setor elétrico. “Nosso objetivo é entender porque o reajuste previsto está na casa dos 30%, enquanto a inflação é de 3%”, disse o parlamentar petista. Também caberá ao presidente da estatal Paulo de Tarso Gaspar Pinheiro Machado esclarecer as razões da suspensão do aumento e os impactos sobre a situação econômica da empresa.

Durante a audiência pública, a direção da CEEE deve apresentar as medidas em curso para a regularização das pendências em relação ao Contrato de Concessão, sob ameaça de ser suspenso, caso a Companhia não consiga reverter a situação. “O Governo Sartori precisa fazer a sua parte para evitar a perda da concessão, porque a CEEE é um patrimônio do povo gaúcho e precisa ser preservada”, reforçou Tarcísio. Hoje, a estatal tem mais de 1,5 milhão de clientes em 72 municípios do Rio Grande do Sul.

Além do presidente, foram convidados a participar do debate o secretário estadual de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Donizete Rufino, o promotor de Justiça José Francisco Seabra Mendes Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível e de Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, a presidente do Sindicato dos Eletricitários do Estado, Ana Maria Spadari, e o presidente do Sindicato dos Engenheiros do RS, Alexandre Mendes Wollmann. Também devem participar representantes da FAMURS, da AGM e da UVERGS, além de deputados, prefeitos e vereadores dos municípios atendidos pela Companhia.

Texto: Katia Reichow (MTE 7612)

 

 

Publicado em 18/12/2017 às 18:29

Texto: Katia Reichow (MTE 7612)

BANCADA / tarcisio

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada