8 DE MARÇO

Helenir é homenageada pela Bancada do PT

Helenir Schürer, presidenta do CPERS-Sindicato - Ronaldo Quadrado

Helenir Schürer, presidenta do CPERS-Sindicato

Ronaldo Quadrado

Numa proposição aprovada pela Bancada do PT, a presidenta do CPERS-Sindicato, Helenir Aguiar Schürer foi homenageada com o troféu Mulher Cidadã 2018, na sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. A sessão foi presidida pela líder da Bancada do PT, deputada Stela Farias, autora da resolução para que uma mulher presida a sessão legislativa no dia 8 de março.

Ao se manifestar sobre a homenagem feita a Helenir, Stela afirmou que ela representa uma categoria histórica, combativa, resistente e de lutas no Rio Grande do Sul, fazendo referência às professoras. “Ainda é uma categoria ocupada, majoritariamente, por mulheres”, lembrou Stela.

Helenir recebeu das mãos dos deputados Edegar Pretto e Tarcísio Zimmermann, ambos do Partido dos Trabalhadores, o troféu na categoria Participação Política da Mulher Cidadã. Junto com a estatueta, foi entregue um calendário anual elaborado pela Bancada do PT, cujas datas que representam a luta das mulheres de movimentos feministas e de defesa de seus direitos em vários países. A indicação de Helenir Schürer à bancada petista foi apresentada pelo deputado Valdeci Oliveira (PT).

Com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em mãos, a líder do PT subiu à tribuna para dizer que as gestantes e lactantes estão expostas a trabalhos degradantes em locais insalubres, que até então, eram proibidos. Ainda de acordo com o Instituto, citou que a flexibilização da jornada de trabalho e sua ampliação para até 12 horas diárias sem pagamento de horas-extras, a redução do intervalo de almoço para 30 minutos e o parcelamento de férias em até três períodos são medidas que afetam, diretamente, o cotidiano das mulheres, em especial as chefes de família.

O IPEA revela, também, que em 66% das famílias chefiadas por mulheres não há presença de um cônjuge. “Isso aumenta o risco de vulnerabilidade social das mulheres”, acredita a líder petista.

Por fim, Stela afirmou que “não basta chegarmos ao poder. É preciso ocupar o território patriarcal e transformá-lo em um espaço de relações políticas, não patriarcais. Só assim poderemos construir uma sociedade de fato mais igual”.

Roger da Rosa – Jornalista (MTE 6956/RS)

 

 

Publicado em 07/03/2018 às 18:33

Roger da Rosa – Jornalista (MTE 6956/RS)

BANCADA / edegarpretto / stela / tarcisio / valdeci

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada