GOVERNO RS

É uma estupidez a extinção da FEE,

afirma Tarcísio

Rubens Rocha

Rubens Rocha

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (6), ex-presidentes e servidores da Fundação de Economia e Estatística (FEE) lamentaram a publicação no Diário oficial do Estado – edição on line -, de quinta-feira (5), o ato que encerra as atividades da Fundação e recria o Departamento de Economia e Estatística. Sobre esse assunto, “o Semapi (Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul) divulgou em seu site que “o Rio Grande do Sul está retrocedendo quase 80 anos”.

Para o Semapi, a estatística e o planejamento do Estado voltam a ser vinculados a interesses políticos, sem autonomia para produção de dados de interesse de toda a sociedade. O deputado Tarcísio Zimmermann (PT) participou da atividade da FEE, realizada na sede do Semapi, em Porto Alegre. Para ele, o ato foi a reafirmação de que a luta para manter o conhecimento e os serviços prestados pela FEE ao povo gaúcho vão continuar pela mão de seus servidores. “Nós apoiamos esse movimento com o compromisso de tentar reverter a estupidez da extinção dessa fundação no futuro", garantiu o deputado Tarcísio.

Em nota, a Associação dos Servidores da FEE fez um alerta. Disse que são irreparáveis as consequências com o encerramento das funções desempenhadas há 44 anos pela Fundação. No documento, os servidores alegam que não houve quaisquer orientações a respeito da nova organização e da manutenção dos estudos, informações, estatísticas e indicadores produzidos e divulgados há décadas. Todas as chefias foram exoneradas e as divulgações previstas foram suspensas.

Há 45 anos, a FEE guarda, atualiza e produz o maior acervo de dados e estudos socioeconômicos do Estado. Esse acesso público, gratuito e amplo de informações permitem conhecer, analisar, debater e planejar políticas públicas relevantes para o desenvolvimento gaúcho. Os estudos desenvolvidos são orientados para subsidiar o planejamento com conhecimento específico, rigoroso, detalhado, contando com um quadro funcional integralmente técnico, com 38 doutores e 93 mestres em diversas áreas.

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956)

 

 

Publicado em 06/04/2018 às 17:37

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956)

BANCADA / tarcisio

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada