LULA LIVRE

Ato na Assembleia Legislativa pede

liberdade para o ex-presidente Lula

Ronaldo Quadrado

Ronaldo Quadrado

Antes do início da segunda etapa do Seminário Desenvolvimento Nacional – Dilemas e Perspectivas, realizado na noite de segunda-feira (9), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, foi realizado um ato em solidariedade e pela liberdade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A atividade lotou o auditório e contou com a presença de parlamentares do PT, dirigentes do PSOL, PCdoB e representantes de fundações.

O começo da atividade foi marcado pelo canto de um trecho do samba-enredo da escola Imperatriz Leopoldinense, campeã do carnaval em 1989, cuja letra exige “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”. Na sequência, houve a declamação de um poema em que se pedia aos cidadãos e cidadãs que gritem para que os fantasmas que governam o país voltam às trevas. O ato pela liberdade de Lula teve manifestações de movimentos sociais e de partidos de esquerda. Durante as manifestações, o público era incentivado a gritar bem alto: “Lula, Livre!” Emocionada, a plateia cantou, também, “olê olê olá, Lula, Lula lá...”

Pela Fundação Perseu Abramo, se manifestou Jorge Branco. Ele disse que “somos uma ideia que derrotou a Ditadura no país, que defendeu a soberania nacional, a igualdade, a justiça e a democracia”. Branco garante que essas ideias tem em Lula a sua expressão maior.

Uma das primeiras manifestações de apoio a Lula partiu do dirigente do PCdoB e ex-deputado estadual, Raul Carrion. Para ele, a Constituição Federal e outras agressões de direitos humanos foram “deixadas de lado”, com a prisão de Lula. Disse que “a soberania nacional está sendo pisoteada por essa quadrilha que se encontra governando o Brasil” e afirmou que somente a mobilização popular pode vencer a luta contra todas as injustiças. Lembrou que “a Ditadura Militar no Brasil não caiu por nenhuma decisão do Supremo Tribunal Federal. “Essa e outras instituições se dobraram ao poder dos generais”. Carrion acredita que somente a luta e resistência do povo pode mudar a atual conjuntura. “A cada dia que passa estamos sendo desafiados a lutar pelo Brasil”, completou a Abigail Pereira (PCdoB), para quem é preciso garantir a integridade de Lula.

Já o dirigente do PSOL e representante da Fundação Lauro Campos, Mario Azeredo reafirmou posições oficiais do partido: houve um Golpe no Brasil; o impeachment de Dilma Rousseff foi uma farsa; a vereadora Marielle foi assassinada; querem manter o Lula preso para tirá-lo da disputa eleitoral; e o PSOL estará junto em todas as trincheiras de esquerda. Citou que o fato de Lula não ter acatado a ordem do juiz Sérgio Moro foi um ato educativo para a classe trabalhadora.

O vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTTB) e representante da Fundação João Mangabeira (PSB), Vicente Celistre disse que “os tempos são de provação e a unidade nunca foi tão necessária e desafiada”. Acredita que “nós, que defendemos a democracia, estamos mais desafiados pelos tempos que estamos vivendo e o desafio que está pela frente é programático. Esse ato é mais um para alertar o país”, concluiu.

Pelo PT, prestigiaram o ato os deputados Edegar Pretto, Stela Farias, Tarcísio Zimmermann e Zé Nunes (estaduais) e Henrique Fontana e Elvino Bohn Gass (federais).

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956)

 

 

Publicado em 10/04/2018 às 12:17

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956)

BANCADA / edegarpretto / stela / tarcisio / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada