UM DIA DEPOIS

Parlamentares do PT repercutem decisão

da AL de rejeitar plebiscito esse ano

Ronaldo Quadrado

Ronaldo Quadrado

"A derrota imposta ao Governo Sartori e ao seu projeto para o Rio Grande do Sul, com a rejeição das mudanças nas regras para realização de plebiscitos, representou um reinício para o nosso Estado”, avaliou, nesta quarta-feira (6), o deputado estadual Tarcísio Lula Zimmermann (PT). Ele foi um dos parlamentares da Bancada do PT a ocupar a tribuna, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, para repercutir a decisão do Parlamento que impôs uma derrota significativa às pretensões privatistas do Governo Sartori, envolvendo a CRM, CEEE e Sulgás.

Na tribuna, o parlamentar disse que, a partir dessa derrota, será possível discutir com profundidade alternativas verdadeiras para a superação das dificuldades do RS. "Não teremos mais esse discurso monocórdio das privatizações e da crise, sempre apresentado como alternativa”, disse.

O parlamentar petista ressaltou que o governador Sartori vendeu uma parte substancial do Banrisul, mas a crise, o parcelamento e os atrasos dos salários continuaram. "Assim como no Governo Britto, também do (P)MDB, venderam uma parte substancial do patrimônio do Rio Grande do Sul, dizendo ser a solução para o Estado, e nos legaram as mesmas dificuldades daquele período", relembrou.

Agora, acredita o deputado, a bancada do Partido dos Trabalhadores tem a oportunidade de reafirmar que “o PT governou o mesmo Rio Grande do Sul por oito anos e nesses oito anos não atrasou um dia os salários dos servidores nem destruiu a saúde, a segurança e a educação”. Com o resultado da votação sobre plebiscito, Tarcísio afirma que o povo gaúcho se livrou da ameaça de perder mais uma parte do seu patrimônio, “construído com suor ao longo de tantos anos”.

Mesmo exercendo a presidência dos trabalhos na sessão plenária, o deputado Nelsinho Lula Metalúrgico (PT) teve a oportunidade de usar a tribuna para se manifestar sobre a derrota do Governo Sartori. Afirmou que houve uma grande vitória contra o governo e em defesa das empresas públicas. Mas, alertou, “precisamos seguir mobilizados em oposição aos projetos que buscam diminuir o Estado, precarizam o patrimônio dos gaúchos e tentam privatizar as empresas públicas. Seguiremos na luta”, assegurou Nelsinho.

O resultado da sessão de terça-feira sobre o projeto 69/2018 - consulta plebiscitária - foi lembrado, também, pela deputada Miriam Marroni (PT). A parlamentar reafirmou que a posição da Bancada do PT sempre foi bastante conhecida. De acordo com ela, o Estado tem um papel determinante na eficiência das políticas sociais, econômicas e de desenvolvimento. “CEEE, CRM e Sulgás fazem parte de um setor que define o que é desenvolvimento: a energia. Foi inoportuno por parte do governo fazer a discussão sobre plebiscito, neste momento de crise, alegando ser essa a salvação da dívida do estado”, avaliou a parlamentar.

Imprensa

Ainda na sessão plenária, a deputada Miriam Marroni (PT) falou a respeito do dia 7 de julho, marcado pela comemoração da ‘Liberdade de Imprensa’. Ela acentuou que "a imprensa exerce um papel fundamental e perigoso”. Ao elogiar sua assessoria e aos demais profissionais que atuam nesta área, Miriam disse que a capacidade de informar, de chegar à mente e aos corações das pessoas é um responsabilidade muito seria dos profissionais de Imprensa. E mais: “Temos visto que grandes empresas e monopólios, que brigam pelo mercado e pelo lucro, perdem a linha. Mas essa linha é que movimenta o comportamento pra lá e pra cá das pessoas. O Jornalismo precisa ser exercido através de um papel estratégico", concluiu.

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956)

 

 

Publicado em 06/06/2018 às 17:39

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956)

BANCADA / tarcisio

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada